Português

Pesquisar
Close this search box.

O que é NFC? — Saiba Tudo Sobre Essa Tecnologia

o que é nfc

Se você tem um estabelecimento, é importante saber o que é NFC. Afinal, os avanços tecnológicos fazem cada vez mais parte dos meios de pagamento. Enquanto já existem soluções digitais e por meio de criptografia ou smartphones, mesmo em lojas presenciais é possível contar com inovações que pedem o mínimo de interação.

Continue lendo para entender o que é e como funciona esse tipo de tecnologia!

Afinal, o que é NFC?

Saber o que é NFC é importante para qualquer estabelecimento, pois esse é um tipo de sistema que vai facilitar a transação de vendas.

A sigla vem da língua inglesa e tem como significado Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade). Essa é uma tecnologia que permite a realização de pagamentos em dispositivos conhecidos como contactless — ou seja, sem contato.

Ao invés de inserir o cartão, digitar a senha e esperar o processamento e, só depois, retirá-lo, basta apenas fazer o contato por proximidade entre o cartão e a máquina.

Essa inovação permite compras tanto no débito quanto no crédito! Inclusive, é válida não apenas para cartões, mas também por aparelhos que permitem a criação de uma carteira digital e a transferência de dados — como é o caso de alguns celulares e smartwatches.

Como funciona o NFC?

Então, de que maneira é possível fazer essa transferência de pagamento sem inserir o cartão? Além de saber o que é NFC, vale a pena conhecer mais sobre a tecnologia por trás desse sistema.

Para começar, o NFC é considerado uma evolução do RFID, que é uma modalidade de radiofrequência de curta distância usada para crachás de acesso em portarias, por exemplo. A inovação também é muito útil para bilhetes por aproximação de transportes públicos.

No caso dos meios de pagamento, os dispositivos que têm esse tipo de tecnologia são divididos em duas categorias:

  • iniciador ou passivo: é o que manda a transferência de pagamento, sendo essa sua única função a ser executada durante a transação. É o caso do cartão, smartphone ou smartwatch;
  • recebedor ou ativo: é o aparelho que permite que a operação ocorra, de modo que executa funções como decidir o valor, parcelamento, método de pagamento, etc. Ou seja, é a máquina.

Agora que já sabe o que é NFC e como funciona a tecnologia, saiba mais sobre o mercado de meios de pagamento para a sua loja!

Paola

Paola

Deixe seu comentário

CONHEÇA A MR PAY

Sabe o que está faltando para impulsionar suas vendas e otimizar o gerenciamento financeiro do seu estabelecimento? Um parceiro de soluções de pagamentos que traga inúmeras vantagens para você! A Mr Pay é a melhor opção para implementar tecnologias de transações de compra e venda com segurança, qualidade e agilidade.

Recent Posts

Assine a nossa newsletter